Orquestra de Vozes celebra 20 anos em concerto no Engenhão

A Praça do Trem, no Engenho de Dentro, será o cenário do concerto da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, que reúne cerca de mil alunos das escolas do município, nesta sexta-feira, 17 de novembro, às 10h. O evento, realizado pela Gerência de Projetos da Extensão Curricular (GPEC), terá a regência do maestro Julio Moretzsonh e coreografia de Caio Nunes.

 

As crianças e jovens de faixa etária entre 7 e 16 anos que integram corais de diferentes escolas públicas municipais cantarão músicas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Tim Maia, Seu Jorge, entre outros compositores brasileiros. O programa realiza durante todo o ano oficinas semanais com os professores no Centro de Artes Calouste Gulbekian para que os meninos multipliquem as vozes nas escolas e nos Núcleos de Arte das onze Coordenadorias de Educação Regional (CRES).

 

A Orquestra de Vozes Meninos do Rio é uma iniciativa educativa que se aprimora a cada ano, tendo como objetivo estimular e ampliar a experiência musical e corporal dos alunos das escolas municipais, além de descobrir talentos. O projeto contribui ainda para o desenvolvimento de práticas inovadoras, unindo a linguagem da música e da dança ao trabalho pedagógico-artístico dos professores envolvidos no projeto.

 

Criada em 1997 especialmente para que as crianças cantassem para o Papa João PauIo II em sua vinda ao Brasil, a orquestra acabou fazendo parte do calendário de atividades da SME.

Link: http://prefeitura.rio/web/sme/exibeconteudo?id=7479934