Prefeitura abre inscrições para Programa de Educação de Jovens e Adultos

Cresceu longe do banco escolar ou deixou de frequentá-lo antes de concluir o Ensino Fundamental? Conhece alguém nessa situação? Não perca tempo.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Secretaria Municipal de Educação (SME). O programa é oferecido em 133 unidades da rede, distribuídas pelas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Na Maré, o estudante conta ainda com unidade totalmente voltada para a educação de jovens e adultos. O Programa também é oferecido na modalidade a distância, no Centro do Rio.

O PEJA oferta ensino de qualidade, de forma gratuita e com certificação. E é aproveitado por pessoas como dona Maurina Clara Bispo, de 58 anos. Até fevereiro de 2015, ela só sabia ler placas e não escrevia nada. A necessidade de trabalhar muito jovem lhe impediu o convívio com livros e cadernos. Os anos passaram até que filha de uma amiga insistiu para que ela estudasse e lhe encaminhou à escola com PEJA. Foi alfabetizada e já é monitora de sala de leitura. O entusiasmo é tanto que ela já planeja concluir o Ensino Médio:

 

– Quero fazer faculdade para ser professora.

 

Tem dúvidas sobre o PEJA? A Prefeitura do Rio está de prontidão para sanar todas elas! 

 

É presencial ou virtual?

 

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Secretaria Municipal de Educação é oferecido basicamente na modalidade presencial. A modalidade a distância é disponibilizada no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, na Rua da Conceição nº 74, no Centro do Rio, mas apenas para terminalidade do Ensino Fundamental.

O PEJA é oferecido em 133 unidades da rede, distribuídas pelas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Na área da 4ª CRE (Maré) funciona o Centro de Educação de Jovens e Adultos, unidade totalmente voltada para a Educação de Jovens e Adultos.

 

Compreende que séries?

 

O Programa é dividido em duas partes: Peja 1, composto de dois blocos de um ano cada. E Peja 2, composto por dois blocos de um ano cada.

 

Podem ser feitas quantas séries em um ano?

O aluno pode concluir os blocos em menos tempo, mas tem que cumprir todas as etapas previstas com as devidas avaliações.

 

É voltada para que perfil de alunos? Tem algum pré-requisito? Idade, por exemplo?

A idade mínima exigida é de 17 anos. Não há limite para a idade máxima. Alunos de 15 e 16 anos podem ser aceitos excepcionalmente, mas com avaliações prévias da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), das justificativas apresentadas, e, claro, autorização dos pais ou responsável.

Como são as avaliações? Há provas?

 

As avaliações são contínuas e diárias. Vários instrumentos são utilizados nas avaliações, como a produção textual, o desempenho em sala, trabalhos individuais ou em grupo, registro e observações dos professores, entre outros.

Como fazer matrícula? Está aberto para o segundo semestre? O que é necessário levar?

 

A matrícula é contínua. O aluno pode se matricular ao longo de todo o ano. É preciso levar documentação pessoal, foto, e, caso possua, declaração de escolaridade.

 

São quantas vagas por turma?

Em média, são 30 alunos por turma.

 

 

Para informações sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), ligue: 2976-2292 ou 2976-2307.

Updated: 26 de agosto de 2017 — 6:42 pm