Servidores municipais e motoristas de transportes públicos podem usar bermudas até o fim de março

Na primeira segunda-feira de 2020, a temperatura máxima na cidade foi registrada na estação Irajá, segundo o Alerta Rio: 36,3 graus, no início da tarde. Mas, rodando pelas ruas desde as 9h, o taxista Daniel de Castro Pereira Paes, de 29 anos, viu termômetros marcando até 44 graus. O calor, no entanto, foi amenizado não apenas pelo ar-condicionado do carro, mas pelo fato de Daniel ter vestido um bermudão para trabalhar.

O uso do traje, mais apropriado para o verão carioca, foi autorizado em decreto do prefeito Marcelo Crivella publicado nesta segunda, dia 6 de janeiro, no Diário Oficial do Município. De acordo com o texto, bermudas e calças na altura do joelho estão liberadas para servidores municipais e motoristas de táxis, ônibus, vans e kombis credenciados, além de trocadores de ônibus. A permissão vale até o dia 31 de março.

– Eu não costumo trabalhar de bermuda, mas voltei hoje de viagem com a família e não havia levado calça na bagagem. Como saiu a autorização, já cheguei ao Rio pronto para trabalhar – disse Daniel, que é taxista há um ano e meio e aprova a publicação do decreto. – Hoje vi termômetro marcando 44 graus. Moramos numa cidade bem tropical. Às vezes paramos em algum ponto e não dá pra ficar direto com o ar ligado. A bermuda dá mais conforto para os dias quentes.

Ainda segundo o decreto, nos casos de situações específicas de cada órgão e entidade municipais, caberá aos titulares de secretarias e presidentes de empresas a regulamentação do decreto 47.080.

Para quem está em dúvida se vai aderir ao novo uniforme de trabalho, vale consultar a temperatura antes de sair de casa. Segundo o Alerta Rio, nesta terça-feira, dia 7 de janeiro, os termômetros devem marcar entre 37 graus e 22 graus.


 

DECRETO RIO Nº 47080 DE 3 DE JANEIRO DE 2020

 

Dispõe sobre autorização do uso de bermudões, calças e bermudas.

 

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica autorizado o uso de bermudões, calças e bermudas na altura do joelho para os servidores municipais, motoristas de táxis, de ônibus, de vans e kombis credenciadas e trocadores de ônibus, a partir da data de publicação deste Decreto, até 31 de março de 2020.

 

Parágrafo único. Em função de situações específicas de cada órgão, os titulares das Secretarias e Presidentes de Empresas poderão regulamentar este Decreto.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 2020; 455º ano da fundação da Cidade.

 

MARCELO CRIVELLA